O debate sobre a utilização da criptografia de ponta a ponta em todos os apps do Facebook segue quente no Reino Unido. A autoridade britânica de proteção de dados (ICO) interviu na discussão, se mostrando favorável ao uso da tecnologia.

De acordo com o órgão independente, que supervisiona a proteção dos dados dos cidadãos britânicos, impedir a tecnologia coloca todos em risco, inclusive as crianças. Para a autoridade, a criptografia de ponta a ponta fortalece a segurança online e reduz as exposições a ameaças, além de permitir o compartilhamento seguro de informações.

Conforme os grupos contrários à ativação do recurso no Facebook Messenger, principalmente, a ferramenta permitirá ocultar uma enorme quantidade de casos de abuso sexual infantil no serviço de mensagens.

Já para o diretor executivo do ICO Stephen Bonner, esta crioptografia fortalece a segurança online das crianças ao não permitir que criminosos e abusadores enviem conteúdo prejudicial ou acessem suas fotos ou localização. Ele se refere à ferramenta já presente no WhatsApp e que deve chegar ao Instagram e ao Facebook a partir de 2023.

Fonte: Tecmundo