estratégias de marketing da Amazon

A Amazon acaba de expandir sua operação no Brasil, para alegria de muitos consumidores. Essa expansão traz diversos benefícios que clientes adoram e até então nem se deram conta de que tanto queriam. E para chegar a esse detalhe demanda algum tempo e decisões. Você sabe, então, como se inspirar pelas estratégias de Marketing da Amazon?

 

O crescimento da empresa certamente tem muito a ver com as inovações propostas. Uma das últimas novidades anunciadas é um teste com robôs autônomos para fazer as entregas, para citar apenas um exemplo.

Falando em inovação, não devemos esquecer do Echo, um dispositivo que permite “falar” com o assistente virtual Alexa, que comanda a sua própria casa. Em tempos de Black Mirror, isso já é uma realidade.

E quem ganha com essas inovações? A empresa, claro, torna-se uma das mais valiosas do mundo, mas os consumidores passam a ter necessidades atendidas, que até então nem eram percebidas como uma demanda.

Uma das grandes lições de Jeff Bezos, CEO e fundador da gigante de varejo e internet, é válida para todo empreendedor, empresário ou líder. É algo como “todo dia é o dia um”, o “Day 1”.

Os quatro pilares da filosofia do “Day One” servem muito para nortear as estratégias de Marketing da Amazon e as suas também.

1. Obsessão pelo cliente Significa centrar o seu negócio no consumidor e não em tecnologia, competidor ou no produto, por exemplo. Nas palavras do Bezos “consumidores estão sempre insatisfeitos, mesmo quando dizem que estão felizes e que o negócio é ótimo. Mesmo quando eles ainda não sabem, consumidores irão querer algo melhor…”

2. Uma visão cética de proxies Gerenciar apenas para processos e indicadores é algo considerado muito “Dia 2”. Bezos diz que “bons processos servem a você para você servir aos consumidores”. É algo como apenas seguir um processo definido para chegar ao resultado desejado, sem olhar para o lado.

3. A adoção ávida de tendências externas De maneira bem direta: se a empresa não acompanhar as tendências, vai ficar para trás. E isso é o que acontece, mais ou menos, no “Dia 2”. Os exemplos da Amazon ao acompanhar tendências como machine learning, por exemplo, foram a entrega por drones com o Prime Air; a loja de conveniência Amazon Go que eliminou os caixas; e Alexa, o assistente que usa inteligência artificial.

4. Tomada de decisões em alta velocidade A rápida tomada de decisões significa testes. Pode não ser a decisão mais acertada, mas se ficar muito tempo pensando, a tendência pode passar e você ficar para trás. Claro que não é tomar qualquer decisão sem considerar os prós e contras. Apenas considerá-los mais rapidamente.

Parece fácil falar para uma empresa que foi fundada em 1994. Mas, isso só significa que para um negócio dar certo é preciso ter muita dedicação e foco no que realmente importa no final: o consumidor.
O cliente é quem vai determinar o sucesso ou não de sua empresa e é também quem vai gerar a receita. Um cliente encantado pode ajudar a promover a marca, enquanto um cliente totalmente insatisfeito pode ajudar a acabar com sua reputação.

Fonte: M2 BR Academy