O que vem a ser um podcast?

Basicamente, é um programa de rádio que pode ser ouvido pela internet a qualquer hora, por meio do celular ou do computador. Com temas e duração variadas, o ouvinte pode acessar conteúdos em áudio para se informar, para estudar ou para passar o tempo.

O podcast tem muitas semelhanças com rádio, mas se distingue, principalmente, em relação ao perfil dos ouvintes, que são pessoas que têm acesso à internet, e à grade de programação que o rádio possui, em que o ouvinte consegue interagir ao vivo. O ouvinte de rádio é cativo da emissora e não necessariamente do conteúdo como o do Podcast.

Uma ferramenta democrática!
Os podcasts podem ser uma ferramenta importante na democratização da informação no país. Do ponto de vista de quem ouve, há a facilidade de acesso e autonomia do ouvinte, que pode ouvir o que quiser, onde e quando quiser sem estar preso a uma grade de horário do rádio. Do ponto de vista de quem produz, também pode ser considerada democrática porque é possível produzir um podcast com um custo muito baixo. Claro que o talento e o conhecimento técnico continuam sendo fundamentais.

Uma questão preocupante em curso.
Apesar do avanço dos grandes conglomerados de mídia para dentro da podosfera ser preocupante, há uma questão mais grave em curso: os investimentos de milhões de dólares do Spotify, que busca ser para o podcast o que o YouTube é para a distribuição de vídeo na internet.
A distribuição do podcast no Brasil é realizada de forma descentralizada e existem inúmeros aplicativos para ouvir os programas, o que possibilita que boa parte dos podcasts independentes existam para além da internet das grandes plataformas.

Atenção ao conteúdo
Podcast é algo bastante pessoal. No entanto, – assim como todo conteúdo de comunicação disponível na internet, no rádio ou na televisão – é preciso ser consumido de forma crítica. Uma leitura crítica da mídia significa conhecer as pessoas que produzem, conhecer de onde que elas vêm, entender o que está por trás do que está sendo dito no episódio, buscar saber a trajetória das pessoas, buscar recomendações com amigos etc. É importante também dar preferência pra iniciativas contra hegemônicas, feitas por comunicadores populares e educadores..

Como ouvir um Podcast
Baixe no seu celular um “agregador de podcasts”. Existem várias opções gratuitas, é só escolher um;
Se cadastre no aplicativo e se inscreva nos podcasts de sua preferência;
E pronto! É só ouvir! Todos os episódios novos serão notificados no seu telefone.

O Brasil é o segundo país que mais consome podcasts
Ainda pode parecer estranho para alguns, mas a verdade é que os brasileiros estão ouvindo cada vez mais podcast. E de todos os tipos possíveis: sobre notícias, música, arte, games, casos policiais, meditação. O Brasil é o segundo país que mais consome podcasts do mundo e, segundo o Ibope, cerca de 40% da população de internet do país já ouviu algum podcasts. Esse número equivale a cerca de 50 milhões de brasileiros.

Fonte: Brasil de Fato