O principal objetivo do planejamento é tornar as ações mais efetivas. Por exemplo, podemos criar várias publicações para redes sociais, podemos mandar inúmeros e-mails para clientes, criar diversos blogs, páginas da web, mas se não soubermos qual é o objetivo da ação e o que estamos procurando, as chances de perdermos tempo com demandas que não geram resultados é muito alta.

O planejamento busca cumprir metas que são previamente estipuladas. Além disso, ele organiza a comunicação de modo geral, e assim fica mais fácil saber o que precisa ser feito e como as demandas podem ser organizadas.

Esse planejamento normalmente está em formato de um documento, e neste documento deverão constar todas as coordenadas a serem seguidas, definidas a partir de muita pesquisa e reflexão sobre quais estratégias serão mais efetivas.

Depois de saber o que é um planejamento de comunicação você deve começar a montá-lo.

A primeira coisa é definir a consulta dos dados que você já tem. Como a sua empresa está situada no mercado? Quem são as pessoas que têm interesse nos produtos ou serviços que você oferece? Quais são os canais que você usa? Pense também em quais são os valores da sua empresa e o que ela tem a oferecer para as pessoas.

O que você deseja com esse planejamento? Aumentar as suas vendas? Melhorar a imagem da sua marca? Chegar até as pessoas? Essas metas devem ser muito realistas dentro das possibilidades.

Defina suas Metas
Encontre o seu público-alvo
Defina um orçamento e monte um cronograma de ação
Procure profissionais da área

FONTE: Quest