A tipografia é um dos principais elementos de qualquer projeto de comunicação a escolha da fonte certa influencia diretamente na interpretação da mensagem a ser transmitida em qualquer trabalho gráfico.

Tanto em peças publicitárias, quanto no mercado editorial, é fundamental que a escolha das fontes usadas esteja alinhada ao conceito e imagens de cada projeto. A escolha da tipografia adequada pode influenciar diretamente na sensação de conforto e satisfação do leitor.

Um exemplo claro é o uso das fontes serifadas em design impresso e de fontes sem serifa para a web. As fontes com serifa têm pequenos traços ou prolongamentos no final de suas letras, facilita a leitura em livros, jornais e revistas, porém, pode gerar o impacto oposto em meios digitais, já que as serifas podem parecer distorcidas e dificultar a leitura em telas. Por isso, a maioria dos designers prioriza o uso das fontes sem serifa na web.

Hoje, a tipografia lida com todo o arranjo visual das palavras, desde a aplicação desse tipo de caractere até os estilos e formatos que as palavras utilizam em sua concepção, permitindo que o texto seja facilmente identificado como parte de sua identidade visual.

É importante que a tipografia cumpra o papel de comunicar a ideia escrita ao mesmo tempo em que suas formas transmitam o conceito do projeto do ponto de vista da comunicação verbal, mas também pela maneira que influenciam o emocional e são capazes de gerar ou não o engajamento do público alvo.

Fonte: Panamericana Escola de Arte e Design